Ecrã de Haneke
Máxima na ambiguidade, Caché faz aquilo que
quer do espectador. O ecrã de televisão sempre à espreita, qual janela aberta a
um mundo podre que lhes chega somente por via dos media. A violência é
constante adorno à caixa mágica, seja por dentro ou por fora - uma vez visto,
impossível afastar da memória o ecrã sujo de sangue em Funny Games.
Haneke faz questão em trazer a violência, uma e outra vez no curso da sua carreira, para o colo da classe média-alta. Destrói a bolha de relativa segurança que lhes pontua o privado. No plano aqui em destaque - a passividade de voyeur lida no recorrente olhar fixo da câmara -, Haneke faz questão de equacionar a possibilidade de violência dentro e fora do
pequeno ecrã que lhe ocupa o motivo de foco central. Em primeiro plano, o casal
protagonista que tenta descobrir o paradeiro do filho. Mais distante e entre
ambos, o ecrã - e não serve este como momentâneo e subtil protagonista? - que
dispõe a realidade do mundo lá fora. A violência no Médio Oriente remetida para
segundo plano, ainda que audível e em mescla à voz de Binoche, numa crítica aos
inúmeros pequenos mundos que diariamente optam por não o contemplar. A crítica em jeito de contraste.
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